Neste mês de agosto não ficamos parados. Para avançar nos estudos sobre esgrima histórica, participamos do curso online “Do Gládio ao Florete: breve história da esgrima”.
Este curso foi promovido pela EsgrimaMG, grupo mineiro de esgrima esportiva, com 4 encontros durante os sábados. Diversos períodos da história foram abordados: antiguidade (aula 1), idade média (aula 2), renascença (aula 3) e séculos XVIII e XIX (aula 4).
Nossas as aulas tiveram uma parte expositiva e momentos para interação e perguntas dos alunos.
Neste curso, o palestrante foi o esgrimista Max Velati, que conforme consta no site do evento, é escritor premiado com obras de Filosofia e História adotadas em escolas por todo o país. Max foi esgrimista do Fluminense, no Rio de Janeiro, e professor em Belo Horizonte.
Junto com Carlos Moreira, fundou a Esgrima Rapier – Arte e Ciência da Esgrima, no ano 2000. Deu aulas de esgrima em Illinois e Montana, nos EUA, e pesquisa a história desta arte há mais de 30 anos. Atualmente, ele faz parte de um grupo internacional de ensino e pesquisa de tradições marciais. Este grupo é formado por instrutores da Alemanha (Roberto Laura), Itália (Davide Lupidi) e Finlândia (Ilkka Hartikainen), dentre outros.
Assim, com “Do gládio ao florete”, nos aprofundamos mais no contexto histórico que cerca o HEMA, para podermos entender melhor as motivações e como surgiram algumas das técnicas empregadas.
No final do curso, ficamos na expectativa de novos cursos como este, onde o conhecimento teórico e prático passados foram excepcionais!