Como o treinamento presencial de HEMA ainda é muito restrito aqui no Brasil – são poucos os grupos, fui atrás de formação complementar na internet. E assim encontrei a SwordSchool, do instrutor Guy Windsor.
Bom, inicialmente tenho que salientar que vários grupos de artes marciais históricas européias começaram assim: meia dúzia ou menos de interessados que encontraram os manuais e começar a interpretar e praticar. Diferente da tradição oriental, que manteve o sistema mestre-aluno, na esgrima medieval isto se perdeu.
Hoje existem pessoas que já passaram pelo mal bocado de ter que se virar sozinho para entender o que tais manuais querem dizer e ainda tem muito o que aprender e reaprender.
Com isto, eu vejo que os cursos online podem ser um bom começo para quem quer entrar no mundo do HEMA e não tem nada por perto. No caso da SwordSchool, eu achei extremamente válido.
Guy Windsor é uma referência na comunidade da esgrima medieval. Ele sabe muito, já publicou vários livros, tem um canal bem instrutivo no Youtube. Uma das coisas que mais gostei foi que o Flor de Batalha, o manual escrito pelo Fiore dei Liberi, estava SEMPRE ali. Cada técnica mostrada, ele referenciava na obra. Todos os Gioco de espada longa foram repassados, segundo a interpretação dele, claro!
No entanto, aqui vai uma ressalva particular: eu acredito que qualquer instrução online tem que ter uma contrapartida presencial. Eu tive facilidade para aprender e movimentar por conta da minha caminhada no Kendo, a esgrima japonesa. A katana é uma espada de duas mãos, portanto…
Então certos conceitos de movimentação, reação e comportamento da espada, quem já tem a prática de outra arte marcial com armas vai assimilar rapidamente. Quem não tem, aconselho a ir em busca da prática com outras pessoas mais experientes, pelo menos em algo semelhante. As vezes a teoria difere muito da prática…